Histórico do Grupo

O Grupo Ronda Índia está formado desde o ano 2000, sempre defendendo e lutando pela tradição que nos cerca e nos une, por nossos costumes, nossa terra, nossa gente e nossos valores. O grupo exalta o amor pela cultura gaúcha, por meio da manifestação musical, enaltecendo sempre a música nativista gaúcha, música essa que valoriza principalmente nossas raízes. Seus integrantes não possuem a música como fonte de renda e sobrevivência, sendo assim, para os mesmos, a música nativista é um hobbie, do qual sempre será valorizado com seu devido merecimento, e com a satistação de sempre estarmos divulgando o Sul, e a cultura gaúcha, por onde quer que o Grupo se arranche.

O Grupo conta com seis integrantes, que são: Jeff Ronsani(Voz e Gaita), Alisson Rosso(Voz, Violão e Pandeiro), Everton Michels(Violao), Vagner Oliveira (Violão), Fernando Volpato(Contra Baixo), e por fim, Iraí Manduca(Cajon). Esse é o Grupo Ronda Índia, que nesses 10 anos de convivência e integração, divulga a cultura gaúcha no meio dos festivais nativistas, em shows e apresentações musicais.

O Grupo já teve a satisfação de participar de alguns festivais de renome no estado do RS, SC e PR tais como: Carijo da Canção, Coxilha Nativista, Invernada Missioneira, Baqueria de Los Pinhales, Sapecada da Serra Catarinense, Serrania da Canção Gaúcha, Laçada da Canção, FEMIC, Pealo da Canção, dentre outros.

Esse ano, o Grupo Ronda Índia estará lançando seu primeiro CD, intitulado NO CANTAR DO HOMEM DO SUL. O CD conta na sua maior parte com músicas compostas pelos integrantes do Grupo, bem como, com algumas parcerias de amigos muito queridos e valorizados pelas pessoas que são, e pelos belos trabalhos que proporcionam a nossa cultura. Parcerias como Ramiro Amorim, Fernando Soares, Emerson Goulart, Luiz Marenco, dentre outros, fazem do trabalho e da amizade em sí, uma grata satisfação a todos que estão ajudando a realizar esse sonho. O CD está sendo gravado com a ajuda do amigo e produtor do mesmo, Zulmar Benitez, da cidade de Bagé-RS, e em breve estará sendo comercializado de maneira Independente.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um Canto para Martin Fierro

Regulamento

Ficha de Inscrição

MÚSICAS CLASSIFICADAS 7º CANTO SEM FRONTEIRA

Comissão julgadora: Severino Moreira, Fábio Peralta e Zulmar Benitez

A sétima edição do Canto Sem Fronteira será realizada dias 27, 28 e 29 de novembro durante as atividades da oitava Festa Internacional do Churrasco no Parque do Gaúcho em Bagé/RS.

Foram recebidas no site do festival mais de mil composições de diversos locais do Brasil e países vizinhos. A comissão julgadora, formada pelo músico e arranjador Fábio Peralta, pelo poeta e escritor Severino Rudes Moreira e pelo músico e compositor Zulmar Benitez, elogiou o novo sistema implantado pelo festival que viabilizou as inscrições online gratuitamente e permitiu uma triagem mais eficiente que a antiga com as composições gravadas em CD.

Foram selecionadas quinze composições inéditas que irão compor o CD e o DVD do festival, sendo que as composições inscritas na categoria piá serão divulgadas dia 10 de novembro.

Confira as composições Classificadas para a sétima edição do Canto Sem Fronteira:


DE MATE, TEMPO E SAUDADE – Toada
Letra: Luiz Godinho
Música: Nelcy Vargas
Bagé e Dom Pedrito/RS

CHAMARRA PARA UM RETORNO – Chamarra
Letra: Caine Teixeira Garcia e Rodrigo Teixeira Garcia
Música: Caine Teixeira Garcia
Bagé/RS

CONCRETO – Afro
Letra e Música: Marcelo Lavrador
São Paulo/SP

A MOURA DA CARROÇA – Milonga
Letra: Sérgio Sodré e Diego Muller
Música: Juliano Javoski
Montenegro/RS

A MORTE DO BOI – Boi de Pindaré
Letra e Música: Ubiratan Souza
São Luiz/MA

QUANDO DEIXEI TEUS OLHOS – Milonga
Letra: Cassiano Mendes e Ricardo Coelho
Música: Cassiano Mendes e Ricardo Coelho
Bagé/RS

CAMPEANDO ESTRIVO – Chamamé
Letra: Edgard Belles
Música: Renato Mendes
Bagé/RS

CUENTOS – Camdombe
Letra e Música: Cristiano Medeiros
Uruguaiana/RS

DE POUSO EM POUSO – Chamarra
Letra: Mateus Neves da Fontoura
Música: Ricardo Martins
Porto Alegre e Santana do Livramento/RS

EM CADA DIA VIVIDO – Milonga
Letra: Carlos Omar Villela Gomes
Música: Nilton Ferreira
Santa Maria e Jaguari/RS

COM PERMISSO, SOU VENÂNCIO! – Rasguido doble
Letra: Martin César
Música: Paulo Timm
Jaguarão/RS

CHEGADA – Canção
Letra e Música: Volmir Coelho
Santana do Livramento

DESPEDIDA – Milonga
Letra: Paulo Fleck
Música: Jairo Lambari Fernandes
Porto Alegre/RS

PRIMEIRO GALOPE – Chamarra
Letra: Francisco Brasil
Música: Felipe Brasil
Bagé/RS

DOBLE CHAPA – Milonga
Letra e Música: Fábio Vaz Mattos
Bagé/RS